“Como permitir uma vida ativa, sustentável e de qualidade para todos”, foi a pegunta tema da Conferência Anual 2023, realizada pela AGE Platform Europe, em 07.06.23, em Bruxelas, Bélgica.
A AGE tem vindo a defender nas últimas duas décadas pela igualdade de idade, nomeadamente no emprego, com a criação de condições de trabalho e de mercado de trabalho favoráveis à idade.
A Conferência Anual abordou os múltiplos desafios do combate ao envelhecimento no emprego e a fim de promover um envelhecimento ativo e independente em que as competências, a experiência e as aspirações dos trabalhadores mais velhos sejam reconhecidas e valorizadas.
Esta conferência está inserida no debate sobre a aplicação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o seguimento do Livro Verde da UE sobre o Envelhecimento.
Em sua abertura moderada Maciej Kucharczyk, AGE Secretary-General, contou com a saudação do Sr. Ebbe Johansen, AGE President, e participações iniciais de Anna Tenje, Ministra sueca dos Idosos e da Segurança Social e de Dubravka Šuica, Vice-Presidente para a Democracia e a Demografia, que trataram do tema: Como permitir uma vida activa sustentável e de qualidade para todos.
Na sequência, o Painel 1, intitulado Apoio às pessoas idosas no mercado de trabalho, foi moderado por Jose-Luis Tejedor, Vice-Presidente da AGE – ASPUR, Espanha, com as apresentações do Barómetro AGE por Dario Paoletti, Membro da AGE- ATDAL Over 40, Itália
Na discussão estiveram presentes:
– Dorothea Schmidt-Klau, Economista Sénior, Departamento de Política de Emprego, OIT
– Federica Previtali, Investigadora, MSCA-ITN EuroAgeism, Investigadora de Doutoramento, Ciências Sociais, Universidade de Tampere, Finlândia
– Ana Carla Pereira, Perita do Gabinete de Nicolas Schmit, Comissário para o Emprego e Direitos Sociais
Painel 2 – Locais de trabalho para todas as idades
Moderado por Christina Rogestam, Vice-Presidente da AGE – SPF Seniorerna, Suécia, com a apresentação de um exemplo notável do Barómetro AGE por Christine Nanlohy, Membro da AGE, com os painelistas:
– Oudere Vrouwen Netwerk, Países Baixos.
Painel de discussão
– Sofia Krigsman, Directora de Assuntos Públicos da UE, ESSITY
– Patrick D`Haese, Director Corporativo de Sensibilização e Assuntos Públicos, MED-EL Electrónica médica
– Professor Ingmar Skoog, Director, Centro para o Envelhecimento e a Saúde, Universidade de Gotemburgo, Suécia
– Franz Eiffe, Gestor de Investigação, Unidade da Vida Activa, Eurofound
No Painel de encerramento debateu-se o tema: Recomendações e caminhos a seguir
Moderado por Heidrun Mollenkopf, membro da AGE – BAGSO, Alemanha
– Ignacio Doreste, Conselheiro Sénior, CES
– Anna Kwiatkiewicz, Conselheira Sénior, Departamento de Assuntos Sociais, Business Europe
– María José Tarrero, Conselheira na Representação Permanente de Espanha junto da UE
.