Escolha uma Página

Se você já se irritou com o comportamento de outros passageiros, ou não gostou como algum comissário o tratou, saiba a opinião de tripulantes, e veja se  você tem boas atitudes a bordo dos aviões.

Viajar é sempre muito bom. Entretanto, algumas etapas deste delicioso lazer nos exigem uma dose extra de paciência e tolerância de certos comportamentos humanos.

Uma dessas etapas diz respeito às viagens aéreas, e a tudo que as inclui, como: embarque, desembarque e o voo propriamente dito.

Quem nunca se irritou ao ser empurrado por outro passageiro na fila do desembarque, ou, não conseguiu relaxar pelo mau cheiro do “colega” ao lado.

Ser mal atendidos pelos comissários de bordo também não é nada agradável. E, muitas vezes não nos colocamos no lugar desses profissionais para podermos entender a razão de certas indiferenças, ou falta de gentileza.

Neste post, conheceremos um pouco das “broncas” e “dicas” que aeromoças e comissários oferecem a quem se preocupa em ter bons modos a bordo das aeronaves.

Em entrevista concedida ao jornalista Carl Pettit, da revista eletrônica Fodor’s Travel, os experientes comissários de bordo, Shay LaBissoniere e Ervin Leazer, com mais de 20 anos de carreira, e Carie Keller, que atualmente trabalha para uma grande companhia aérea internacional, forneceram alguns prudentes conselhos a passageiros despreparados, além de algumas ótimas instruções sobre como impressionar – ou pelo menos não irritar – seus amigáveis comissários de bordo.

Cuide das providências de viagem antes de sair de casa

Foto Pixabay

Planeje com antecedência, enfatiza Shay, para evitar “o estresse de ter de correr no dia de sua viagem, ou por estar mal preparado”. Isso significa fazer uma lista de necessidades de viagem com uma semana de antecedência, ou mais, garantindo que seu passaporte e documentos de viagem sejam válidos e atualizados (ela conhece muitas pessoas que tiveram que pagar por renovações caras e emergenciais, ou que alteraram os itinerários de viagem devido a documentos expirados).

Além disso, carregue seus dispositivos eletrônicos (celular, tablet…), antes de sair de casa e leve adaptadores, carregadores e fones de ouvido para que você possa realmente usá-los.

Shay enfatiza a importância de viajar com vitaminas e reforços do sistema imunológico. Ervin nos informa que: “Aviões não são hospitais, mercearias ou restaurantes. Se você tiver restrições alimentares (sem glúten incluídas), TRAGA SUA PRÓPRIA ALIMENTAÇÃO! ”

Haja adequadamente em um aeroporto lotado

“Sempre leve pequenos lanches de tamanho de viagem“, aconselha Carie Keller, e “garrafas vazias para água. Existem cafeterias e alguns restaurantes que oferecem água grátis, melhor que a água engarrafada cara das lojas nos terminais. Além disso, se você tem uma conexão curta, pode não ter tempo para comer algo, além de a comida do aeroporto ser muito cara – e não muito saudável.

Organize seus medicamentos

Steve Buissinne por Pixabay

Embale os medicamentos de que você precisa durante o voo em um local acessível na bagagem de mão e leve apenas a bagagem com a qual você possa manusear fisicamente (se for muito pesada para você, também é para a tripulação).

“Os aeroportos e a maioria das temperaturas de aeronaves comerciais tendem a ser mais frias (mas nem sempre)”, explica Shay, então se vista em camadas para lidar com as variações de temperatura.

Chegue com antecedência ao portão de embarque

Foto gratuita Pixabay

“Espere o pior quando se trata de prazo de embarque“, adverte Carie. O tempo de decolagem impresso no seu cartão de embarque não significa que você deve chegar ao portão exatamente nesse horário.

Gerencie o seu tempo para chegar ao seu portão bem antes da partida. “As portas se fecham 10 minutos antes da hora de partida. As portas se fecham e vão deixar você, não importa quem você seja ”, acrescenta Carie.

Não faça perguntas inapropriadas

Os comissários de bordo trabalham em aviões, não em aeroportos. Se você as parar e perguntar onde certas coisas estão no terminal, elas não saberão. Eles pousam em uma infinidade de diferentes aeroportos todos os anos. Além disso, perguntar a uma comissária de bordo onde fica o seu portão, causa uma grande irritação, diz Carie. Veja essa informação em monitores localizados em todo o terminal.

Seja um passageiro civilizado

Evite trazer alimentos com odores fortes a bordo. Os exemplos que Shay dá são comidas malcheirosas, como ovos cozidos e atum. Os aromas fortes viajam rapidamente através do sistema de fluxo de ar reciclado, ofendendo as narinas de membros da tripulação e passageiros.

Use o banheiro antes de embarcar. Se você esperar até o embarque, perturbará os corredores da aeronave enquanto passa por outros passageiros na pressa para chegar ao banheiro. É um incômodo para a tripulação cuidar do embarque com pessoas a mais nos corredores (mesmo os que aguardam o banheiro) ou nas cozinhas.

Foto gratuita Pixabay

Em relação às suas malas de mão, lembre-se de que as comissárias de bordo não são carregadoras. Você empacota, você guarda, diz Ervin Leazer. Se você não pode içar sua bolsa, precisa reduzir seu conteúdo.

Membros sêniores da tripulação sofreram lesões nas costas e nos ombros ao levantar malas pesadas. Como resultado, as companhias aéreas agora pedem aos funcionários apenas para ajudar com as malas e não levantá-las ou colocá-las no bagageiro superior.

Peça água em momentos adequados

Agora, vamos falar sobre algo que é conhecido entre os especialistas do setor como “water pills“, a água solicitada para a medicação durante o frenético processo de embarque. Esse pedido irritante é apenas mais uma distração desnecessária com a qual a tripulação tem que lidar enquanto ajuda as pessoas a entrarem a bordo. Se você precisar tomar um comprimido antes da decolagem, leve sua própria garrafa de água (veja acima) ou encontre um bebedouro no terminal.

Voando como um passageiro experiente (e respeitoso)

Mantenha-se hidratado e beba bastante água. Parece óbvio, mas muitas pessoas tendem a esquecer-se disto. Uma dor de cabeça é um dos primeiros sinais de desidratação.

Nunca entre no banheiro sem os sapatos (por razões sanitárias óbvias) e, se tiver problemas com o inchaço em grandes altitudes nos pés e pernas, use meias ou meias de compressão para voos com duração superior a três horas.

Uma turbulência de ar claro (ou CAT) é real e inesperada. Essa turbulência grave pode surgir em regiões sem nuvens, fazendo com que a aeronave se mova violentamente. “É sempre uma boa idéia manter o cinto de segurança apertado” (sim, sabemos, você já ouviu esse conselho milhares de vezes) para evitar lesões induzidas por este tipo de turbulência.

Fique em silêncio

“Segure sua língua. Se você não conseguir encontrar uma maneira de resolver pacificamente uma situação com suas palavras, fique em silêncio até conseguir “, diz Shay. O abuso verbal ou o comportamento agressivo e ameaçador são inaceitáveis, independentemente de serem direcionados a um membro da tripulação ou outro passageiro.

“Você não precisa me tocar para chamar minha atenção. Um simples “senhor” ou “com licença” serve , diz Ervin. E se você usa fones de ouvido com redução de ruído ou dorme durante o serviço de bordo e sente que foi esquecido, não foi. Você simplesmente não respondeu quando solicitado.

Quando os atendentes chegarem com um carrinho, tire os fones de ouvido e faça contato visual. Isso não é apenas educado, mas muito melhor do que acenar freneticamente as mãos para chamar a atenção deles.

Aeronaves não são salas de ioga.

Ioga no interior das aeronaves

Imagem de jesslef por Pixabay

Embora seja bom andar pelos corredores e se esticar, as tripulações de cabine não apreciam os passageiros que obstruem seus pequenos espaços de trabalho enquanto se inclinam em poses de ioga e enfiam seus braços no rosto de todos.

“Dê uma nova olhada no menu de bebidas no bolso do seu assento”, sugere Carie. O serviço demora muito mais quando 200 pessoas perguntam individualmente: “O que você tem?”

Desembarque com graça

Foto de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

A etiqueta de desembarque é bastante direta. Desembarque um de cada vez, linha por linha, e não passe na frente dos outros. Tenha um pouco de paciência e aguarde a sua vez.

Foto criada por master1305 Free.pik

Carie ressalta que em voos com animais de estimação sempre há um passageiro perguntando se pode descer primeiro porque tem uma conexão estreita, ou se outro voo pode ser reservado para ele (não pode). “Não podemos controlar a manutenção ou o clima”, diz ela, em relação a atrasos. “Por mais frustrante que seja para vocês, é igualmente frustrante para nós.” A tripulação de voo não é paga durante os atrasos, o que significa que eles também não querem ficar esperando a aeronave.

 Saiba os limites da classe econômica

“Se você optar por viajar na classe econômica, saiba o que está abrindo mão”, aconselha Shay. Estes bilhetes baratos vêm com mais restrições. Leia as letras pequenas antes de reservar. Uma das reclamações mais comuns dos comissários de bordo é lidar com as limitações que os clientes enfrentam após reservar a econômica.

Guarde fotocópias do seu passaporte e carteira de motorista em diferentes malas de viagem

Caso você perca seus documentos ou eles sejam roubados, para que você tenha alguma forma de identificação para ajudá-lo a lidar com as autoridades locais.

Chegue no aeroporto com antecedência

Foto gratuita Pixabay

Ervin recomenda pelo menos um tempo de conexão de duas horas para os voos domésticos e três horas ou mais para voos internacionais. Os vôos matutinos e noturnos também são ótimas opções, porque eles vêm com mais opções de voos alternativos, caso sua primeira viagem seja adiada ou cancelada.

De posse dessas orientações valiosas, e sabendo do que “irrita” os profissionais de quem dependemos em nossas viagens aéreas, que tal reavaliarmos os nossos comportamentos a bordo das aeronaves?

Espero que tenha gostado deste artigo e que comente para que Across Seven Seas seja mais útil e interessante.

E, se quer saber mais sobre dicas para uma viagem à Austrália, leia o artigo O que eu-preciso-fazer-para-viajar-para-a-australia-dicas-quentes-parte-1.

Muito Obrigada!

Silvia Triboni

 

 

Share This