Escolha uma Página

O PASSEIO GRATUITO MAIS EXCLUSIVO DE LISBOA

Lugar preferido dos reis portugueses para seus secretos piqueniques.

A Tapada das Necessidades, em Lisboa é um daqueles lugares secretos, longe do agito turístico, repleto de aves exóticas e muito silêncio, que nos faz sentir especiais por termos descoberto um lugar tão inexplorado.

Estufa de vidro da Tapada das Necessidades

Uma joia entranhada no Centro Histórico de Lisboa

Entranhado no centro histórico da cidade, mas não incluído nos roteiros turísticos, o parque da Tapada das Necessidades se localiza na Freguesia da Estrela, região explorada pelas empresas de turismo, mas que, por sorte, não inclui este belo lugar em suas listas de pontos de interesse, deixando para os mais dedicados viajantes explorarem este pequeno paraíso.

A vegetação aqui presente é exótica e seus jardins ricamente planejados. Há vários exemplos de árvores raras vindas das Américas, Ásia e África, além de um jardim com uma das maiores coleções de cactos do mundo.

Os lagos e gramados são repletos de patos, gansos e pavões perambulando a solta, deixando claro de quem é aquele território.

Pavões, Gansos, Patos e muitas aves a solta no parque

Jardim dos Cactos e suculentas gigantes

Lugar de piqueniques da realeza de Portugal

Incrível imaginar que naqueles mesmos gramados reis e rainhas de Portugal estenderam suas toalhas (em mesas, é claro), para relaxarem, se confessarem, enquanto faziam um bom piquenique. Inspiração não devia faltar pois o parque é muito lindo.

A Tapada das Necessidades foi criada no início do sec. XVIII, como um grande jardim do Convento das Necessidades.

Diz-se que naquela época o rei D. João V fazia piqueniques na Tapada, enquanto se fazia acompanhar por religiosas que o ajudavam nos exercícios espirituais.

Por sua vez, a rainha D. Maria II e seu filho D. Pedro V, também eram grandes amigos dos piqueniques na Tapada.  Por outro lado, o irmão e sucessor de D. Pedro V, o príncipe D.Luís, fez questão de se mudar para o Palácio da Ajuda para se afastar das memórias que tinha das tardes em família nesse mesmo lugar. Coisas de família hahahah)

Já no século XX, consta que o rei D. Manuel II, em seu exílio na Inglaterra, muitas vezes se referia com saudade à Tapada.

E quem diria?! O impressionista Edouard Manet também esteve na Tapada

Veja só! Edouard Manet deixou nas suas Memórias uma confissão de que a sua obra-prima “Le déjeuner sur l’herbe”.

“Le Dejeneur sur l’herbe” – Edouard Manet

É claro que a sensual modelo nua, perante dois homens completamente vestidos, provocou escândalo na sociedade mais conservadora, quando da sua exibição em 1863.

Segundo consta nas memórias do famoso artista, o cenário utilizado para sua famosa obra decorreu de sua curta estada no Palácio das Necessidades, em 1859.

Atualmente, o quadro está exposto nas paredes do Museu de Orsay, em Paris.

Antigo Convento das Necessidades

Este palácio cor-de-rosa foi o antigo Convento das Necessidades, sendo a atual Tapada seu antigo e belo jardim.

Detalhe do antigo Convento das Necessidades

Foi construído cinco anos antes do terramoto de 1755 e foi a única residência real que sobreviveu à tragédia. Também chegou a servir de hospício e hoje é parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e fechado ao público.

Entretanto, há uma pequena parte deste palácio que pode ser vista do parque ao lado: um belo e pequeno jardim repleto de pavões que insistem em ultrapassar seus muros para confraternizarem com seus vizinhos gansos e patos.

Jardim do Ministério da Defesa -Tapada das Necessidades

O pavão do Ministério saiu para dar um passeio no parque

Um Parque e um Mirante em um só passeio

Não basta a beleza exuberante da Tapada das Necessidades, em uma de seus portões de entrada têm-se um fabuloso mirante com vista da Ponte 25 de Abril.

Ao centro deste miradouro está um obelisco de mármore de 1747, dentro de um chafariz com quatro grandes carrancas a jorrarem água.

Mirante da Tapada das Necessidades com a Ponte 25 de Abril em frente

Um passeio gratuito em um dos mais belos parques da cidade, com direito à vista panorâmica inesquecível, definitivamente há de fazer da lista de todos aqueles interessados em conhecer um pouco dos segredos de Lisboa, desconhecido até de muitos lisboetas.

Faça um passeio virtual pela Tapada das Necessidades vendo o vídeo

Assista este curto vídeo com os melhores ângulos deste maravilhoso parque, e deixe seus comentários para enriquecer meu trabalho. Muito obrigada e boas viagens!

Silvia Triboni

Share This