Roteiro para a Cooperação Digital: um caminho idealizado pela ONU para conectar, respeitar e proteger todas as pessoas na era digital, em atenção ao agravamento da exclusão surgida durante a pandemia de Covid-19.
Em mensagem enviada à Web Summit, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considera que a pandemia de covid-19 ao passo que acelerou a “dependência das tecnologias digitais”, também agravou “desigualdades de todo tipo”, no uso do digital.
Leia a íntegra da mensagem veiculada ontem no último dia da conferência:
“Para Web Summit”
“A pandemia Covid-19 acelerou nossa dependência de tecnologias digitais e destacou os benefícios da conectividade que salvam vidas. Como as sociedades bloquearam e colocaram as pessoas em isolamento, o acesso à Internet e os avanços digitais mantiveram as pessoas conectadas e as sociedades funcionando.”
“Mas a pandemia também está destacando e exacerbando as desigualdades de todos os tipos, incluindo a exclusão digital. Aqueles sem acesso à tecnologia digital – quase metade do mundo – não têm oportunidades de estudar, se comunicar, trocar, trabalhar e participar de grande parte do que hoje é vida normal para a metade mais rica do mundo.”
“E para aqueles que estão online, a conectividade aumentou a vulnerabilidade a danos e abusos. O assédio online de mulheres e meninas aumentou desproporcionalmente sob os bloqueios da Covid, enquanto as agências de aplicação da lei também relataram grandes surtos de exploração sexual infantil online.”
“A sombra da pandemia de desinformação sobre a Covid-19 coloca a saúde e vidas em risco e ameaça reduzir a absorção e eficácia das vacinas que se tornam disponíveis.”
“Esses abusos online podem ser um sério obstáculo à estabilidade política, ao progresso social e de desenvolvimento e à nossa capacidade coletiva de solucionar grandes desafios. A desinformação, a proliferação do discurso de ódio online e a retirada para as câmaras de eco social continuarão a minar a coesão social e a reduzir a confiança na ciência, nas instituições e entre si.
Juntos, enquanto buscamos nos recuperar da pandemia, devemos aprender a reduzir melhor o uso prejudicial da tecnologia digital e a liberar melhor seu poder como força democratizadora e facilitadora.
Roteiro para a Cooperação Digital
“Meu Roteiro para a Cooperação Digital, lançado em junho, apresenta uma maneira de trabalhar com governos, setor privado, sociedade civil e comunidades acadêmicas para conectar, respeitar e proteger todas as pessoas na era digital.
Seguindo o roteiro, estamos acelerando os esforços para alcançar a conectividade universal, inclusive por meio de projetos transformadores da ONU como o GIGA; ampliação dos mecanismos de capacitação digital; e desenvolver métricas e scorecards para promover a inclusão digital.
Estamos fortalecendo a forma como a ONU trata os direitos humanos e a tecnologia digital, bem como revitalizando o Fórum de Governança da Internet para que se torne o espaço para discussões de cooperação digital.
Na Web Summit de 2018, pedi a proibição de sistemas de armas autônomas letais. Eu reitero essa chamada hoje.”
“Precisamos de uma supervisão eficaz de novas tecnologias, seja na web, em áreas de conflito ou no laboratório de pesquisa, para que a sociedade possa se beneficiar do rápido desenvolvimento e, ao mesmo tempo, ser protegida de riscos significativos.”
Este ano marca o 75º aniversário das Nações Unidas, e seus Estados membros me pediram para preparar recomendações para fazer avançar nossa agenda comum e responder aos desafios atuais e futuros, um dos quais é garantir que possamos aproveitar ao máximo as novas tecnologias para atender nossa agenda de desenvolvimento comum e para defender a paz, segurança e direitos humanos.
Essa agenda comum e meu roteiro são visões para nosso uso compartilhado de tecnologias digitais, e estou ansioso para ouvir suas ideias para um futuro digital próspero, igualitário e justo.”
Secretário-Geral da ONU – António Guterres
Leia também outros posts sobre a Web Summit:
Web Summit 2020 exclusivamente online e com uma promessa para o Brasil
Tendências e aflições do Turismo segundo a executiva da Booking.com
Trackbacks/Pingbacks