Visitar Lisboa e seus arredores é poder crescer em cultura e saúde integral
Óbidos e sua beleza medieval
Estar em Portugal e não se deslumbrar com suas cidades, cultura, história e arte é praticamente impossível.
Posso dizer, com muita segurança, que para se conhecer Portugal, propriamente, deve-se reservar o maior número de dias possível para não ter arrependimentos posteriores.
Passeios em grupo, ou individuais, todos nos levam à diversão e a um engrandecimento cultural de alto nível, marcando nossas vidas de forma indescritível.
E assim foi o que o passeio em Óbidos me proporcionou.
Sozinha, em um bate-volta de Lisboa, conheci Óbidos calmamente, tendo passado algumas horas em todo o centro da cidade.
A viagem de ônibus parte da Rodoviária do Oeste, em Lisboa leva uma hora, com apenas uma parada no caminho. Custa por volta de 8 euros, os quais são pagos diretamente ao motorista. As partidas ocorrem de hora em hora.
Outras formas de como chegar a Óbidos podem ser conhecidas na página oficial da cidade.
Óbidos dispõe de um maravilhoso centro histórico, composto por um labirinto de ruas e casas caiadas de branco, decoradas com flores coloridas. É uma das mais pitorescas e bem preservadas vilas de Portugal.
Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia.
Passear por suas ruas antigas e casas caiadas de branco é uma experiência inesquecível. Caminhar em Óbidos é como regressar ao passado! Quase nos sentimos os verdadeiros habitantes de antigas eras.
Agora, aproveitem mais este passeio “Across Seven Seas“, em Óbidos, e depois me digam o que acharam.
Entrada Principal do Vila – aqui começa o Passeio em Óbidos
A entrada principal da povoação é a Porta da Vila, um portão duplo, revestido de azulejos do século XVIII, que leva diretamente à Rua Direita, a rua principal, com uma série de casas brancas em ambos os lados, sendo ocupadas por lojas de artesanato, restaurantes e galerias de arte.
Logo na entrada principal da Vila, vê-se a inscrição – «A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original» – mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela proteção da Padroeira na restauração da Independência em 1640.
No seu interior encontra-se a capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, no estilo barroco e com azulejos azuis e brancos (1740-1750).
Castelo de Óbidos
Conforme entramos no interior das muralhas a nossa emoção é grande, e a expectativa pela visão do castelo só aumenta. Não via a hora de entrar no famoso castelo.
O castelo de Óbidos foi originariamente edificado pelos árabes, no local que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos.
Durante a expansão do território português e reconquista cristã da Península Ibérica, D. Afonso Henriques tomou este castelo por volta de 1148.
Uma particularidade deste castelo é que depois de ter sido entregue pelo rei D. Dinis, como dote, à Rainha Santa Isabel, viria a fazer parte do dote das rainhas seguintes.
O Terremoto de 1755 causou muitos danos ao castelo, mas ainda viria a desempenhar a sua função durante as invasões francesas, contribuindo para a derrota do exército francês.
Hoje em dia, no interior deste castelo está instalada a Pousada de Óbidos, que ocupa uma área construída no início do século XVI, posteriomentre recuperada dos danos que sofreu no terremoto de 1755.
Igreja de Santiago
Pergunto a você: há coisa melhor do que viajar e se surpreender com locais, ou fatos, que você não esperava encontrar? Não, não é?!
Pois bem. Em Óbidos fui surpreendida de várias maneiras. Pela beleza do lugar e por uma igreja que se tornou livraria.
Na entrada do Castelo, encontramos a Igreja de Santiago, templo iniciado no século XII e um dos edifícios mais emblemáticos da vila, é agora a Grande Livraria de Santiago.
Neste espaço pode encontrar além de uma grande variedade de Livros, projeção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições ou tomar um chá ou um café.
Maravilhoso exemplo de reabilitação urbana e do patrimônio através de conceitos de criatividade e inovação, neste caso ligados à literatura e aos livros.
Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos
A elegante Igreja de Santa Maria localiza-se perto da Rua Direita e é a igreja principal da cidade.
Construída sobre as fundações de um templo visigótico que posteriormente foi convertido numa mesquita. A construção desta igreja começou no século XII, mas foi restaurada várias vezes ao longo do tempo, e atualmente a maior parte do edifício é de estilo Renascentista.
Este templo tornou-se famoso em 1444, quando o Rei Afonso V, com apenas 10 anos casou-se com a sua prima Isabel, de 8 anos.
No interior, separado em três áreas separadas por colunas, vale a pena observar o seu maravilhoso teto pintado e as paredes decoradas com belos azulejos azuis do século XVII, pintados à mão com motivos florais.
Nesta bela e ancestral Igreja de Santa Maria, em Óbidos, ainda hoje celebram-se casamentos de celebridades, a exemplo do ocorrido em 2012, quando Óbidos foi palco de um casamento que juntou elementos da família real inglesa. As netas da Rainha Elizabeth II, as princesas Eugenie e Zara Phillips, estiveram entre os 170 convidados do casamento da apresentadora de televisão inglesa, Natalie Pinkham, com o director de televisão, Owain Walbyoff.
Óbidos é chic!
Ginjinha de Óbidos
Um Passeio em Óbidos sem conhecer e provar a sua famosa Ginjinha vai lhe deixar uma sensação de que faltou alguma coisa.
Fazer esta degustação é uma das atrações imperdíveis da cidade de Óbidos. Você pode apreciar esta iguarias em vários locais, e de preferência em um copinho de chocolate.
Claro que provei da Ginjinha, em um copinho comestível de chocolate, e adorei.
Ao fim de um delicioso passeio pela cidade de Óbidos, que incluir atrações externas ao centro histórico, voltei à Lisboa, de ônibus, com muita facilidade.
Incluir Óbidos em uma viagem a Portugal é definitivamente um dever.
Momentos de muita cultura, paz e bem-estar é o que nos espera por lá.
Espero que tenha gostado do passeio “Across Seven Seas“, e que me escreva relatando suas emoções.
Muito grata.
Silvia Triboni
Cidade linda, adorei.
Quem não visitou Óbidos ficará certamente com vontade de o fazer. Os teus comentários, além de elucidativos, expressam sensações despertadas durante o passeio. Parabéns!
Muito grata pelo seu comentário generoso e positivo, querida Solange. Sua opinião é muito importante para mim. Beijo
Estamos indo aí provavelmente em agosto de 2021 parabéns pela matéria!!✨?✨
Que bom Sérgio! Até lá vocês terão tempo de se organizar, enquanto o mundo vai se estabilizando. Obrigada pela mensagem.