Escolha uma Página

VEM AÍ A WEB SUMMIT 2019

A maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa

Nos dias 4 a 7 de novembro de 2019, a FIL (Feira Internacional de Lisboa) e o Altice Arena, espaços destinados a grandes exposições em Lisboa, receberão, aproximadamente, 70 mil pessoas de todas as idades e inúmeras nacionalidades, naquela que é a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia da Europa – a Web Summit 2019.

Segundo a Revista Forbes, a Web Summit é “a melhor conferência, do planeta sobre tecnologia”

Mais de 1200 palestrantes já estão inscritos para esta edição. 160 países estarão representados, 70 mil inscritos e mais de 2000 jornalistas estão nestes quatro aguardados dias tão esperados.

Realizada anualmente, desde 2009 a Web Summit, criada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey promove aprofundado debate sobre as questões de interesse mundial, em inúmeros aspectos como a tecnologia, política, sustentabilidade, música, moda, esportes, turismo, saúde ou xadrez.

Paddy Cosgrave

Neste ano, mais uma vez, o palco central do Web Summit 2019 reunirá alguns dos mais influentes formuladores de políticas, CEOs, chefes de estado e celebridades que se tornaram empreendedores de sucesso por fornecerem ideias sobre o impacto da tecnologia em nosso futuro.

Entre os palestrantes estarão Brad Smith, CEO da Microsoft; Guo Ping, presidente da Huawei; Gillian Tans, presidente da Booking.com; e Margrethe Vestager, Comissária da União Européia para a Concorrência.

Across Seven Seas esteve representado nos quatro dias da Web Summit 2018, sendo possível a cobertura, como Repórter 60+, de grande parte das palestras, atrações, e eventos desta grande conferência.

E, mais uma vez inscrita, o jornalismo da Across Seven Seas estará presente na Web Summit 2019, para trazer as novidades que este, que é o acontecimento de tecnologia e empreendedorismo mais esperado pelo Governo e empresariado português.

O Web Summit é, também, o maior encontro mundial de jornalistas internacionais, atraindo mais de 2.000 jornalistas de 1.000 publicações e emissoras globais de mídia, incluindo Bloomberg, Financial Times,CNN Business, Wall Street Journal e Forbes.

press room

Press Room

Confira abaixo as palestras, e exibições, mais marcantes apuradas na Web Summit 2018.

Dia 1 – Abertura oficial 2018

Na inauguração da edição de 2018, em 05.11.2018, Paddy Cosgrave, abriu a aguardada conferência saudando cidadãos de todo o planeta, interessados em acompanhar o panorama atual e as tendências mais relevantes nessas áreas.

Da sustentabilidade às fake news, vários foram os temas destacados na terceira edição portuguesa da Web Summit 2018.

De forma retumbante, Sir Tim Berners-Lee, o inventor da Internet, foi convidado ao palco para a palestra de abertura, onde afirmou que o mundo está cada vez mais conectado.

“Pela Web (For the Web)” é o slogan para o projeto que criou para que seja estabelecida uma convenção internacional com princípios e valores que tornem a “Internet mais segura” e para que a “mantenham livre”, assegurando-se assim, a liberdade de expressão e proteção de direitos, regrado o anonimato.

Quando Sir Tim Berners-Lee optou por deixar que qualquer pessoa usasse a Internet que criara no CERN, o famoso centro de física de partículas na Suíça, quis dispor ao mundo uma das invenções mais marcantes das últimas décadas.

“O que poderia correr mal?”, questiona Tim Berners-Lee. “Olhando para trás, muitas coisas correram mal”, responde, referenciando-se às fake news e à possibilidade de manipulação de pessoas. “Portanto há muitos problemas com a Web”.

 “Máquinas que têm o poder e a capacidade de escolher para matar pessoas são politicamente inaceitáveis, moralmente repugnantes e devem ser banidas pelas leis internacionais” , disse o Secretário-Geral da ONU

Contundente e energético, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reconheceu os benefícios que o desenvolvimento da tecnologia trouxe à sociedade e deixou claro que não foi a internet “que criou o populismo e a polarização do mundo”.

Em suas palavras de introdução a Web Summit, demonstrou também preocupações sobre o impacto social da “quarta revolução industrial”. “Não estamos preparados para isso”, afirmou.

Aplaudido vigorosamente, registrou que quer ver banidas as máquinas que têm poder para matar pessoas.

Dia 2 – “O Facebook ameaçou-me processar”, nas palavras de Wylie.

No segundo dia da Web Summit 2018, painéis e palestras polêmicas e inovadores estiveram presentes no palco principal da Altice Arena.Um dos principais oradores do dia, Cristopher Wylie, canadense e ex-diretor de pesquisa da Cambridge Analytica, estarreceu os participantes com suas afirmações contundentes e esclarecedoras.

Em 2018, ele foi denunciante no escândalo utilização indevida de dados de 87 milhões de contas do Facebook.

Segundo Wylie, Facebook “sabia de tudo desde o início”, uma vez que aprovou o fornecimento dos dados solicitados pela Cambridge.

Acusou o Facebook de criar um “clone digital da sociedade”, colonizando-nos, e com a nossa aprovação.

Entende que a Internet deve ser regulada e questionou: “porque não podemos regular uns códigos de m*rda?”.

Facebook ameaçou-me processar” mas valeu a pena denunciar e levantar todo o debate.

Dia 3 – Brad Smith, da Microsoft diz: “Acredito que daqui a 10 anos, a inteligência artificial pode ajudar a curar o câncer”

O momento de Brad Smith no palco foi também utilizado para a Microsoft apresentar uma ideia para incentivar governos a regularem mais o mundo digital. “Queremos a paz digital agora”.

Informou sobre a petição online, com o pedido de paz: “A Internet está à disposição para melhorar nossas vidas de várias formas. Mas há pessoas más a utilizar o mundo digital para o mal”, afirmou Brad.

Tony Blair disse que fará tudo para impedir o “Brexit”

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou em sua apresentação na Web Summit que fará tudo para travar a saída do Reino Unido da União Europeia.

“Sou 100% contra o Brexit’. Irei fazer tudo para o impedir. Aliás, é possível travá-lo. Não é do nosso interesse político nem econômico, vai enfraquecer a Inglaterra e a Europa” afirmou o ex-líder do governo trabalhista britânico.

Blair disse ser muito difícil uma saída que não seja “dolorosa”. “Se a saída é dolorosa, porque não perguntar às pessoas se querem prosseguir com a saída?”, perguntou.

Dia 4 – Final do concurso de Startups; projeções para as futuras edições da Web Summit.

Um dos momentos mais esperados deste Web Summit , foi a apresentação da startup vencedora do esperado concurso criado anualmente. Oportunidade ímpar para o futuro destas empresas que procuram uma oportunidade no competitivo mundo da tecnologia, não apenas pelo valor do prêmio e a visibilidade, mas também pelo “selo” de credibilidade que ajuda a abrir portas junto de investidores e de potenciais clientes.

Área para apresentação de Pitches

Pequena participação do empreendedorismo sênior

Durante minha participação, busquei encontrar empreendimentos direcionados ao público sênior, ou geridos por eles.

Com assombro e após pesquisa encontrei apenas duas iniciativas.

Hans Slijp, no pavilhão 2, holandês de 60 anos participou da grande feira de tecnologia para divulgar o seu sistema inovador de monitorização cardíaca com recurso a imagens 3D, EGC Excellence.

E, no pavilhão 4, António Mendes, aos 57 anos, o português responsável pela Spindots, rede social de descontos, marcou presença nesta feira de 2018 pela segunda vez.

Em breve, notícias sobre tecnologia, colaboração, empreendedorismo, futuro do trabalho, saúde apresentados na Web Summit 2019 estarão por aqui. Até lá!!

Silvia Triboni – Editora e Repórter 60+


 

Share This