Escolha uma Página

Apoio, desenvolvimento e cuidados aos idosos e jovens brasileiros de Sydney

BRACCA – Brazilian Community Council of Australia

 

Basta caminhar alguns minutos pela praia de Bondi Beach, Manly, ou, mesmo, no centro da cidade Sydney, para logo perceber a grande quantidade de brasileiros que vivem e trabalham por lá.

Estudar, fugir da crise econômica e da violência, em busca de qualidade de vida, são apenas alguns dos motivos que tem levado muitos brasileiros a buscarem uma vida nova em outros países, inclusive para a Austrália.

O último censo realizado no país, em 2011, registrou 14 509 imigrantes brasileiros na Austrália. A distribuição dessas pessoas, por estado, mostrou o Estado de New South Wales – NSW, e sua capital Sydney, com a maior representação de nossa comunidade. E, de lá para cá, isso já aumentou bastante.

De acordo com o relatório anual do Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras, 1.141 brasileiros obtiveram a cidadania australiana em 2015/2016.

Estima-se que a população de brasileiros na Austrália, atualmente, seja de mais de 27 mil pessoas, representando uma significativa parcela de habitantes a demandar atenção dos órgãos públicos e do próprio coletivo de brasileiros.

De minha parte, participo, de alguma maneira, desta estatística com a presença de minha filha, imigrante no país dos cangurus desde 2009. Quer razão maior para que eu me interesse pelas condições dos brasileiros na Austrália?!

Pois bem.

Somente agora, durante minha sétima viagem a este país exemplar, e cumprindo a minha missão de demonstrar as oportunidades de desenvolvimento cultural e social que as viagens oferecem ao envelhecimento, busquei saber de eventuais atividades promovidas por, ou para brasileiros em Sydney.

Eis que tive a oportunidade de conhecer uma instituição social que cuida e desenvolve os brasileiros moradores em Sydney, e outras cidades do estado: o BRACCA Brazilian Community Council of Australia.

A partir de um anúncio no Facebook, interessei-me pelo evento Carnaval Canguru na Folia, destinado à congraçamento da comunidade brasileira  e divulgação de nossa cultura, na cidade de Sydney.

Claro que marquei presença na festa que contou com escola de samba, pagode, danças, e as tão saudosas comidas e bebidas típicas do Brasil.

Evento muito bem organizado e divertido, despertou meu interesse por saber mais da história, estrutura e funcionamento do BRACCA, e cumprir meu papel de exploradora e repórter 60+, compartilhando as informações acessadas com o maior número de interessados na vida em terras australianas.

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

A INSTITUIÇÃO

A partir dos dados constantes do site do BRACCA, e segundo informações preciosas fornecidas em entrevista concedida pelo seu Presidente: Cherich Rafael Dorattioti;  sua Vice-presidente Regina da Silva, e sua Tesoureira Diana Hauschild, tive acesso a um um panorama geral de projetos já realizados, e aqueles em andamento, destacando a missão da entidade e esforços da atual gestão.

O BRACCA – BRAZILIAN COMMUNITY COUNCIL OF AUSTRALIA, localizado em Sydney, é uma instituição sem fins lucrativos que promove há 25 anos a cultura brasileira, eventos e programas sociais gratuitos, que apoiam membros desta comunidade na Austrália.

Legalmente constituída segundo as normas australianas, o BRACCA é uma ONG gerenciada integralmente por voluntários, os quais cuidam da manutenção da entidade, e de sua regularidade financeira e fiscal.

Dois pilares fundamentam a existência desta instituição social: o cultural e o social, esclarece Cherich Rafael Dorattioti.

Promover a cultura brasileira na Austrália, e oferecer amplo suporte à comunidade aqui residente, fundamentam todas as atividades e projetos lançados pela organização, como bem esclarece seu presidente.

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

HISTÓRIA DE SUA CRIAÇÃO

Em tom saudoso, mas animado, os integrantes do corpo diretivo do BRACCA contaram-me sobre o fato que originou a criação deste importante concelho.

Por ocasião do falecimento de Ayrton Senna, ocorrido em 1º/05/1994, um grupo de brasileiros moradores de Sydney organizou uma missa em respeito ao famoso esportista brasileiro, encontro que propiciou a união entre os participantes e a vontade de consolidarem a instituição de apoio à comunidade brasileira na cidade.

O carinho e consideração por Ayrton Senna pode ser facilmente visto nos semblantes de seus dirigentes. Contaram, também, que estão em tratativas com o Instituto Ayrton Senna para que o Seninha seja o mascote do BRACCA.

CONTRIBUIÇÕES E VOLUNTÁRIOS

Para a sua subsistência, o BRACCA conta, unicamente, com contribuições de seus associados, patrocinadores e com as doações arrecadadas nos eventos que realiza.

A verba arrecadada é totalmente aplicada na promoção dos projetos e eventos da instituição.

Faz-se extremamente necessária a conscientização de todos de que “o BRACCA precisa das doações dos sponsors, do público em geral, e da comunidade brasileira”, esclarece Regina da Silva.

Além das doações, o voluntariado é atividade amplamente exercida e fundamental ao BRACCA.

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Tornar-se voluntário, compartilhar suas atividades em redes sociais, permitem que mais brasileiros, e falantes da língua portuguesa, em Sydney, possam ter acesso aos serviços GRATUITOS do BRACCA, ou, ainda, integrem este Concelho como membro ou voluntário.

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO BRACCA

BRACCA MIND

Imagem extraída do site do BRACCA

O BRACCA MIND é um programa sem fins lucrativos, que oferece fácil acesso aos cuidados de Saúde Mental para a comunidade brasileira, e de falantes da língua portuguesa (portugueses, timorenses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos, macaenses, goeses e outros), moradores de Sydney.

Diante de ocorrências lamentáveis e desesperadoras, o BRACCA, como representante oficial e reconhecido pelas autoridades australianas, assumiu a liderança na luta para o tratamento e redução dos efeitos que as doenças mentais tem gerado na comunidade (doentes e familiares).

Problemas de saúde pública como a dependência química, abusos e suicídios, são apenas alguns dos problemas enfrentados pela comunidade de língua portuguesa em Sydney, os quais devem ser enfrentados pela sociedade e pelos órgãos públicos, com vistas à promoção do bem estar de todos, razão pela qual o BRACCA MIND se tornou fundamental a um grande número de pessoas e famílias.

Nas palavras de seu Presidente, “o BRACCA MIND é executado por uma rede de clínicas de psicologia, em conjunto ao sistema público de saúde australiano, o Medicare. O governo paga uma parte e a rede de clínicas complementa o valor do tratamento.”

Todo o atendimento feito aos que buscam o BRACCA MIND é feito na língua portuguesa, a conceder-lhe especial importância. Segundo Regina da Silva, Vice-Presidente, “o BRACCA MIND possui o diferencial de não ser somente uma help line, pois toda a conversa e orientações são feitas em português.”

https://www.bracca.org/braccamind

PLATAFORMA BRACCA

O PLATAFORMA BRACCA é uma maneira simples de transformar uma ideia em realidade.

Resumidamente, o Presidente Cherich explica: “O programa abre a instituição para a comunidade toda. O interessado aplica projeto dentro do Plataforma, pelo formulário da instituição. O BRACCA cede voluntários, investe financeiramente, promove e executa em conjunto com quem aplicou.”

https://www.bracca.org/plataforma

BRACKS

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

O BRACKS, por sua vez, tem por objetivo promover o conhecimento e a capacitação dos integrantes da comunidade brasileira em Sydney.

 

 

Treinamentos e workshops, gratuitos, com profissionais experientes em várias áreas, promovem o crescimento e independência daqueles que almejam trabalho e melhor adaptação à vida australiana.

Segundo seus membros executivos, as experiências tem se mostrado bem sucedidas, a exemplo do workshop para aperfeiçoamento da pronúncia da língua inglesa, realizado durante dois dias, tendo contado com mais de 150 pessoas.

https://www.bracca.org/bracks

DOURADOS

Com sorriso nos lábios, Regina da Silva, Vice-presidente nos contou sobre o projeto DOURADOS, como sendo o “projeto xodó‘ do BRACCA.

Dirigido para o público Sênior, Dourados proporciona relacionamento social, bem-estar e conhecimento aos idosos da comunidade brasileira em Sydney.

“A ideia é trazer pessoas relevantes para os sêniores, para que se desenvolvam e se sintam fazendo parte de uma comunidade.

BRACCA RAINBOW

Diana Hauschild, Tesoureira do BRACCA, contou-nos sobre o BRACCA RAINBOW, o acontecimento anual dirigido ao público LGBT, que ocorre durante o Mardi Grass de Sydney, festa tradicional e carnavalesca, a exemplo do carnaval de rua brasileiro, e da Pride Parade, mundialmente conhecidos.

Juntamente a outras entidades, o BRACCA RAINBOW realizado em 2019, liderou atividades aos participantes, permitindo a animação e integração ampliada do público LGBT.

https://www.bracca.org/rainbow

MEETUP

O MEETUP – Este evento tem por objetivo reunir integrantes dos órgãos governamentais do Estado de New South Walles, na Austrália, e integrantes das comunidade brasileira em Sydney, a fim de divulgação dos direitos dos estrangeiros imigrantes (níveis federal e estadual), além de fornecer amplos esclarecimentos quanto à atuação dos governos locais (conselhos).

A interligação das comunidades brasileira e australiana, é um dos principais objetivos do MEETUP, esclarece o Presidente do BRACCA, condição essencial à estabilidade entre as mencionadas comunidades.

https://www.bracca.org/our-rights-in-australia

BRACCA BUSINESS

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

O BRACCA BUSINESS foi criado para promover o desenvolvimento das empresas de brasileiros em Sydney.

 

 

 

Encontros de relacionamento fomentam parcerias e novos investimentos, como o realizado em 10.04.2019. Veja a foto abaixo:

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

 

ALGUNS EVENTOS ORGANIZADOS PELO BRACCA

Carnaval Canguru na Folia 2019

CARNAVAL CANGURU NA FOLIA, o ARRAIAL DO BRACCA e o DIA BRASILEIRO DE RITMO são os principais eventos promovidos pelo BRACCA.

Organização, estrutura, bom gosto e animação são os denominadores comuns em todos estes eventos promovidos pelo BRACCA, que se preocupa em integrar e cuidar dos brasileiros em Sydney.

Presenciei o Carnaval Canguru na Folia, como mencionado acima, momento em que tive a primeira constatação do trabalho organizado, dedicado e de muito bom gosto feito pelo BRACCA.

Gastronomia no Carnaval Canguru na Folia

Evento de um dia inteiro, reuniu shows de Escola de Samba e Pagode, além de uma feira gastronômica com os quitutes tipicamente brasileiros. Quem não gosta de comer um pão de queijo, um pastel, ou uma feijoada em terras estrangeiras?!


Vale a pena conferir as divulgações destes acontecimentos!

https://www.bracca.org/events

DIRETORIA EXECUTIVA DO BRACCA – 2019

Foto extraída da página do Facebook do BRACCA

Conheça os integrantes do corpo diretivo do BRACCA:

Cherich Rafael Dorattioti – Presidente; Regina da Silva – Vice-presidente; Marcelo Andrade – Secretário Geral; Diana Hauschild – Tesoureira; Bárbara Paes – Publisher Officer

RECADO DA DIRETORIA

“Ao se tornar membro do BRACCA você estará apoiando a comunidade brasileira em Sydney e na Austrália. Acreditamos no poder do envolvimento da comunidade como forma de manter nossa cultura viva e nossa comunidade ainda mais forte.”

PARA ENTRA EM CONTATO COM O BRACCA:

Os interessados em saber mais sobre o BRACCA, e seus projetos, podem entrar em contato por meio dos canais abaixo:

Website: https://www.bracca.org/

Facebook:https://www.facebook.com/BRACCA.BrazilianCommunityAustralia/

Instagram: https://www.instagram.com/bracca_australia/

Feliz pela existência do Brazilian Community Council of Australia, em Sydney, e por todas as informações tão gentilmente fornecidas por sua diretoria, espero poder colaborar na divulgação de sua existência e benefícios que coloca à disposição dos brasileiros na Austrália, inclusive minha filha.

Minha gratidão ao BRACCA.

Silvia Triboni, Cherich Dorattioti e Regina da Silva

 

 

Share This