A vida saudável do indivíduo depende de ações preventivas de toda a sociedade. Não há que responsabilizar terceiros pela sua infelicidade. Ter atitude é condição fundamental para um futuro saudável
Envelhecer é um processo que começa quando somos jovens.
Nesta brilhante e esclarecedora entrevista, para o meu Across Podcast, a Gerontóloga Social, Investigadora e Professora da Universidade de Lisboa, Stella Bettencourt da Câmara, nos ensina o como envelhecer saudavelmente, além de nos contar um pouco de sua vasta experiência em estudos demográficos e sociais realizados em Portugal e Mundo.
Stella aborda com muita propriedade a questão dos inúmeros programas pelo envelhecimento saudável, elaborados pela comunidade europeia, muitas vezes sem a abrangência necessária.
Destaca, também, a postura que o ser humano deve ter perante a sua própria vida para a construção desse envelhecimento saudável, tendo em vista ser uma condição que dele muito depende.
Uma vez Professora Orientadora nos Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados nas áreas mencionadas, Stella nos trouxe, também, aquilo que apura em sala de aula sobre os estereótipos ainda existentes quanto aos adultos mais velhos, tratando-os de desmistificá-los. É com muita firmeza que Stella diz: Ter atitude é condição fundamental para um futuro saudável.
De uma personalidade cativante e alegre, a minha conversa com Stella significou-me um grande aprendizado, e uma inestimável oportunidade de sentir-me sua aluna, o que fortaleceu ainda mais a admiração que nutro por Stella.
Assista o vídeo, curta e compartilhe pois trata-se de uma aula de Gerontologia Social, em nível de pós-graduação.
Stella Bettencourt da Câmara é Doutora em Gerontologia Social, Mestre em Sociologia e Licenciada em Política Social.
É Investigadora e Professora nas áreas da Demografia, Serviço Social e Envelhecimento, Políticas Sociais de Base Territorial, Família e Relações Intergeracionais, Gerontologia Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Ouça também: Diversidade e Inclusão com o Comunicador Social Walter Alves.
Muito obrigada!!
Silvia Triboni