Se o ano de 2022 foi especial em minha vida, muito eu devo às pessoas que conheci e com as quais me relacionei e que me proporcionaram ampliação de conhecimentos e muita inspiração para continuar meu trabalho na área da sustentabilidade e da responsabilidade humana.
Uma dessas importantes personalidades que conheci foi Rebbeca Saltman, uma das oradoras do Planetiers World Gathering 2022, em Lisboa, congresso que promove a conscientização, educação e cocriação de soluções inovadoras para uma economia mais inclusiva. Neste congresso Rebecca participou de vários workshops e palestrou em três painéis.
Durante o Planetiers World Gathering 2022 conectei-me, pessoalmente, a Futurista, TEDx Speaker, Especialista em Novas Economias, Criadora da ferramenta de gestão estratégica Fluxonomia 4D Lala Deheinzelin, por meio da qual conheci Rebecca Saltman. Um encontro que se transformou em uma amizade fortalecida nos dias que se seguiram durante a Web Summit 2022.
Com forte empatia pela terra, visionária da mudança, e demagoga para o bem, o objetivo de Rebecca é ajudar a criar um mundo que seja distribuído equitativamente e onde todas as mulheres são vistas, ouvidas, e acreditadas.
Rebecca Saltman – Rupturas para o bem
Rebecca Saltman é escritora e visionária da mudança para o bem, cujo propósito é ajudar a estabelecer um mundo que seja distribuído equitativamente, onde todas as mulheres sejam vistas, ouvidas e acreditadas.
Empresária norte-americana, Rebecca há mais de 20 anos atua na promoção da justiça social em amplo modo, tendo atuado nas áreas públicas e privadas, inclusive na Fundação Shoah Visual History, de Steven Spielberg, para a preservação da história e para garantir que as experiências e a bravura dos sobreviventes do Holocausto fossem lembradas, honradas e acreditadas.
DISRUPT FOR GOOD
Há mais de 20 anos, Rebecca fundou uma organização social e de justiça midiática que faz a ponte entre as necessidades das empresas, governo, organizações sem fins lucrativos, academia e mídia para redefinir os sistemas que não servem mais ao coletivo.
Na sua empresa Disrupt for Good, trabalha com pesquisa sobre trabalhos que representem a cura e a mudança do mundo em nível de sistemas. Busca sempre uma nova resposta para a pergunta: Como podemos criar um mundo mais verdadeiro, mais conectado?
Seu trabalho tem como objetivos:
- FOCAR em quebrar barreiras e promover a igualdade de gênero
- ADVOGAR para os direitos da mulher e sua representação em todas as esferas da sociedade
- PROMOVER a inclusão e diversidade, abraçando diferentes perspectivas;
- APOIAR às mulheres em funções de liderança e tomada de decisões
- CONSCIENTIZAR sobre a importância das contribuições das mulheres
- INCENTIVAR as mulheres a falarem e compartilharem suas histórias
- EMPODERAR mulheres para atingirem seu potencial máximo e ter um impacto positivo no mundo.
“O trabalho da minha vida é
VER o passado de hoje para as oportunidades de amanhã
CONFIAR em um futuro melhor QUE se torna possível
TECER uma visão, cura e conexão
CURAR o sistema em todos os níveis” Rebecca Saltman
Value Flow – o fluxo que faz a diferença
Um extraordinário grupo internacional de exploradores comprometidos com novas possibilidades e com a missão de expandir a visão das pessoas quanto aos valores que verdadeiramente impulsionam nosso sistema econômico de hoje. A Value Flow tem por missão o desenvolvimento, implementação e sustento de experiências concretas, mudando os princípios econômicos para o alinhamento com a vida e os valores centrados no ser humano.
Let’s disrupt together – Web Summit 2022
Os temas abordados por Rebecca Saltman são de extrema importância e requerem a colaboração e o engajamento de muitas pessoas para que, efetivamente, mudanças significativas sejam promovidas no mundo.
Curiosa por saber mais sobre esta visionária empreendedora, durante a nossa presença na Web Summit 2022, em Lisboa, Rebecca que, gentilmente, concedeu-me entrevista para falar sobree o seu trabalho e opiniões sobre envelhecimento.
Silvia – Rebecca, por favor, conte-nos um pouco sobre você e sobre o seu trabalho.
Rebecca – Em primeiro lugar, agradeço pelo seu tempo e atenção. Sou uma empreendedora social e disruptora para o bem.
Eu trabalho com projetos de grande escala, projetos destinados a um futuro melhor.
Uma das coisas em que estou trabalhando é uma coisa chamada “Value Flow” e a ideia em torno do fluxo de valor em que vemos moedas não só o dinheiro, mas o nosso tempo e a nossa atenção. Se formos capazes de doar o nosso tempo e a nossa atenção, mais valor terão do que o dinheiro. Poderíamos mudar tudo e conectar tantos outros pontos. Poderíamos ter um mundo muito melhor
Silvia – Rebecca, sabemos que o idadismo é o terceiro maior preconceito praticado depois do racismo e do sexismo. Além disso, é interseccional aos demais preconceitos. Em sua opinião, é possível construir um futuro positivo para as mulheres idosas, inclusive para aquelas pertencentes a grupos sub-representados?
Rebecca – Fato é que me cerco de mulheres extraordinárias. E não importa quantos anos tenham ou quão jovens sejam, pois é a sabedoria delas que é importante para mim e para o meu trabalho. A segunda peça importante é que “as vozes precisam ser igualmente distribuídas, precisamos escutar e ouvir e acreditar nas vozes das mulheres”.
Eu levei muito tempo para entender o princípio chamado de complexo de Cassandra. Na mitologia grega, Cassandra era a filha mais velha de Príamo rei de Troia. Durante as guerras de Troia, Apolo dá a ela o dom de ver o futuro. Quando ele percebe que Cassandra não corresponde aos seus sentimentos amorosos, ele faz com que suas profecias não tenham mais crédito, garantindo que ninguém mais nela acreditasse.
Eu acredito que o preconceito de idade em relação às mulheres está relacionado a isso também. Elas sendo desacreditadas, não precisam ser vistas ou ouvidas, especialmente por outras mulheres.
Silvia – Rebecca, diante disto, como construir um futuro melhor para as mulheres idosas e enfrentar este preconceito?
Rebecca – Vou citar um filme. Nós temos de ir “De volta para o futuro”. Temos que respeitar e honrar as pessoas mais velhas e ponto final. Devemos ouvi-los para que nos ensine sobre o que aconteceu no passado. Não queremos repetir as histórias ruins. Não há necessidade delas. É hora de nós ouvirmos e acreditarmos em nossos anciãos.
Voltar a um tempo em que eramos capazes de respeitar, ouvir e apreciar a sabedoria anciã. Este é o caminho a seguir para um futuro melhor.
Silvia – Rebecca eu gostaria de ter mais tempo para falar com você porque sei de sua relevante trajetória e experiência sobre sustentabilidade e responsabilidade humana. Peço, então, as suas palavras finais.
Rebecca – Obrigada por ao seu projeto Across the Seven Seas. Eu só quero dizer que meu futuro é mais brilhante porque eu sei que você vai estar nele. Obrigada pelo trabalho que você faz porque sei que o futuro está em boas mãos porque você faz parte dele.
Livros de Rebecca Saltman
O livro “Women Living On Purpose“ é uma coleção de histórias de mulheres de várias origens e experiências em que Rebecca compartilha a história Disrupting the Cassandra Complex e fornece aos leitores insights e um caminho para ouvir e acreditar em nossas Mães, Irmãs e Amigas.
U Empath You é uma coleção de histórias de sensíveis e extraordinárias de pessoas que navegaram em transformações significativas.
Esses “empáticos” às vezes oscilaram ao longo do caminho ou resistiram a seus sentimentos internos para, em seguida, decidir por perseguir o seu ideal e enfrentar todas as provações com coragem, graça e humor. Suas histórias inspiram para que possamos fazer as mudanças fortalecedoras que você queremos para as nossas vidas.
Saiba mais sobre Rebecca Saltman em seu website e redes sociais: rebecca.saltman@gmail.com; www.disruptforgood.life; www.rebeccasaltman.com