Escolha uma Página

Porto – uma cidade que cuida de seus idosos.

Experiências de enriquecimento cultural, socialização e saúde ao público Sênior

Em visita à cidade do Porto, Portugal, no final de 2018, tive a alegria de saber que o governo português oferece turismo ao público sênior, com o objetivo de proporcionar-lhes conhecimento, socialização e qualidade de vida.
Conhecer o visionário e criativo projeto municipal “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65”, fez-me constatar a conscientização do poder público português, a respeito da potencialidade de saúde e bem-estar ao público sênior, na prática do turismo. Isso é ótimo!
Perante a Câmara Municipal do Porto (prefeitura), busquei informações a respeito, e fui gentilmente atendida pela Diretora do Departamento de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Dra. Maria Raquel Magalhães de Castelo Branco, tive acesso aos objetivos, formato e resultados do programa realizado durante o ano de 2018.
Foto de Filipa Brito

Foto de Filipa Brito

 

Objetivos e abrangência

Com quatro percursos temáticos para o primeiro semestre do ano, a iniciativa teve um caráter semanal, com a realização dos passeios às quartas-feiras.

O objetivo inicial do trabalho foi o de “valorizar o patrimônio da cidade”  – material, imaterial, religioso e paisagístico e ambiental -, e, acima de tudo, “enriquecer a vida” dos seniores do Porto, proporcionando-lhes propostas culturais válidas e estimulando o seu convívio com pessoas de mesma faixa etária, ou não.
Foto de Filipa Brito

Foto de Filipa Brito

Os percursos temáticos iniciais de “O Porto é Lindo!”, abrangeu um universo extenso de espaços, que incluiu igrejas históricas, e “equipamentos históricos, monumentais, patrimoniais e culturais”. Espaços modernos e jardins da cidade também estavam na lista de locais a serem visitados.
Na primeira fase do projeto, que abrangeu o primeiro semestre de 2018, foram 17 os locais visitados: Conjunto dos Clérigos, Igreja das Carmelitas, Sé Catedral do Porto e Irmandade da Nossa Senhora do Carmo; Palácio da Bolsa, Casa do Infante, Museu do Carro Elétrico ou Biblioteca Pública Municipal do Porto; Casa da Música, Museu e Estádio do Dragão, Pavilhão da Água, Sea Life ou Museu dos Descobrimentos; mais jardins e parques da cidade.
Foto de Filipa Brito

Foto de Filipa Brito

Regras para a participação

O transporte, o guia e as entradas nos espaços que habitualmente cobram a visita foram assegurados pela municipalidade.
Os cidadãos seniores em geral, com residência no Porto, puderam se inscrever livre e diretamente nos roteiros turísticos desejados.
“De uma forma muito despretensiosa”, segundo entrevista do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, concedida ao portal de notícias O Porto, “pretende-se ajudar os cidadãos mais velhos e fortalecer o seu sentido de identidade e pertencimento à cidade.”
O vereador não tem dúvidas que a iniciativa perdurará, não só por permitir mostrar o melhor a cidade do Porto aos seus seniores, mas, sobretudo, porque cuida do seu “patrimônio mais valioso: as pessoas”.
Foto de Filipa Brito

Foto de Filipa Brito

Como concluiu, são cada vez mais os seniores numa sociedade com crescente expectativa de vida, competindo à Câmara “dar as respostas necessárias às suas fragilidades e vulnerabilidades sociais., mas também à ocupação útil do seu tempo e à sua valorização por via cultural”. Ou seja, também por esta via o Porto quer afirmar-se “como uma cidade onde os seniores têm qualidade de vida”.

Resultados da primeira fase

Ao final da primeira etapa do projeto O Porto é Lindo, registrou-se a inscrição de mais de um milhão de idosos, os quais puderam se desenvolver em cultura e saúde, enquanto visitaram 27 pontos turísticos da cidade.

Com esta prática visionária de governança pública, a cidade do Porto demonstra estar à frente de seu tempo, merecendo ser reconhecida e elogiada como tal.
O turismo em prol da boa longevidade deve ser amplamente divulgado e praticado pela sociedade civil e pública, a favorecer a boa longevidade de seus cidadãos.
Parabéns Porto! Parabéns Portugal!

 

Share This