Rotorua – entre geyseres e vapores vulcânicos

Aprofundado conhecimentos sobre a cultura Maori

No centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, Rotorua encontra-se na Zona Vulcânica de Taupo, área de montanhas, lagos, florestas e uma paisagem que em toda parte carrega o traço de atividades geológicas intensas.

Distante apenas 230 km de Auckland, sua região geotermal oferece atrações para todos os públicos. Se você gosta de aventuras, hiking, mountain-biking e aventuras aquáticas, lá elas estarão a sua disposição. Mas se prefere saber mais sobre a cultura Neozelandesa, poderá assistir performances culturais que acontecem nos centros de cultura Maori, uma vez que Rotorua é considerada o coração Maori do país.

Vista de Rotorua

Aqueles com maior interesse em ver e sentir como a energia emanada do centro de nosso planeta se manifesta, poderá ver o borbulhar das piscinas de lama, as fumegantes piscinas de enxofre, ou presenciar os espetaculares geyseres expelindo seus gases a mais 30 m de altura.

Poços de águas termais nas residências

Costumam dizer por lá que “primeiro cheiramos Rotorua antes de vê-la”. E não é que é verdade! As áreas em que verte a fervente água mineral sulfurosa estão por toda a parte da cidade, sendo possível ver poços fumegantes nos quintais das casas ou em espaços públicos. É algo único! Já maravilhada por aquele lugar, minhas emoções estavam apenas começando. Veja o vídeo!

  • Wakarewarewa Thermal Reserve – Te Puia.

Adentrei às atividades culturais Maori visitando a Wakarewarewa Thermal Reserve, também conhecida como Te Puia.

Te Puia Parque

Uma das maiores atrações da cidade, combina maravilhas termais com a tradicional cultura Maori de artes e artesanato.

Exibição da Cultura Maori

Artesanato Maori

Este lar Maori tem recebido turistas por mais de um século, e fornece um especial passeio guiado por suas piscinas borbulhantes, geyseres, área de proteção da icônica ave Neozelandesa, o Kiwi, além de empolgantes performances culturais Maori.

Piscina de Lama Termal

  • Hangi Lunch

Na ReservaTe Puia degustei o típico almoço Maori, chamado Hangi Lunch. A refeição inclui carnes, como frango e carne com kumara (batata-doce) legumes e molho com o famoso pudim cozido no vapor. 

Hangi Lunch

As atrações que Rotorua nos oferece são muitas. Estive naquela cidade em maio de 2018, por apenas um dia e foi pouco. Recomendo passar, pelo menos, uma noite na cidade e aproveitar tudo o que há por lá, inclusive seus spas e banhos medicinais.

Entrada do Te Puia Reserve

Contratei o day-tour para Rotorua com a empresa Flexitours e tudo correu muito bem. Ademais, o passeio incluiu visita a Waitomo Caves, outra atração espetacular da Nova Zelândia. Escreverei a respeito.

Obrigada pela visita!

Veja também meu post sobre Auckland.