Brasil 360 – Economia colaborativa sob a luz D’Ouro

“Mais do que negócios. Somos a BRASIL 360”

 

Surpresas e deslumbramentos não nos faltam quando estamos em nossas atividades turísticas, é verdade. E nesta viagem a Portugal não foi diferente. Paisagens, monumentos, palácios, comidas, rios e vinhos divinais desfilam a nossa frente. Somando-se a tudo isto, temos, ainda, a riqueza cultural e grandeza de um país de primeiro mundo, como o é Portugal.

Sobretudo, mais fascinante ainda, é constatar a excelência desta nação sendo construída, também, por empresas constituídas por brasileiros e brasileiras, como a Brasil 360.

Empreendimento de 4 brasileiras corajosas e brilhantes, na cidade do Porto, esta empresa possui missão, visão e propósitos alinhados ao que há de mais inovador no conceito da economia colaborativa.

BRASIL 360 – A sua missão é juntar pessoas, divulgar projetos, promover parcerias e partilhar ideias.

Dia do Brasil no Porto (foto da página no Facebook da Brasil 360)

Dia do Brasil no Porto (foto da página no Facebook da Brasil 360)

Agregados à missão da Brasil 360, seus valores são pautados na comunicação de informações relevantes e atualizadas a seus clientes; construção de relacionamentos fortes e de confiança; criatividade em suas ações; busca constante da excelência de seus serviços, e, sobretudo, atuação ética e honesta.

O que a Brasil 360 tem de diferente e procura mostrar nos seus eventos?

A marca da Brasil 360 é determinada pela sua identidade cultural.

Em face da visão colaborativa que norteia a Brasil 360, suas atividades são desenvolvidas em ambientes favoráveis à partilha.

Por meio de eventos realizados com parceiros estratégicos, a Brasil 360 propicia conexões entre pessoas com interesses e valores comuns, sempre com vista ao desenvolvimento dos seus projetos e competências pessoais e profissionais.

Networking; Eventos de capacitação e orientação; Promoção de parceiros; Mentoria para empreendedores; Participação em eventos realizados com parceiros, são somente alguns dos inúmeros serviços prestados pela Brasil 360.

Parceiros no evento O Poder da Colaboração (fotos da página no Facebook da Brasil 360)

Possuidoras de muita experiência de vida em Portugal, Francisca, Solange e demais sócias, acreditam “que é possível conjugar as maiores qualidades dos brasileiros (simpatia, criatividade, solidariedade, otimismo, flexibilidade… ) e colocá-las ao serviço de bons projetos, boas parcerias e bons negócios”.

Francisca e Solange na abertura do evento O Poder da Colaboração (fotos da página no Facebook da Brasil 360)

Conheçam Solange Melo e Francisca Silva

Solange Melo e Francisca Silva

Francisca Silva e Solange Melo (fotos da página no Facebook da Brasil 360)

Inspiradoras são as biografias de duas das sócias da Brasil 360, Solange Melo e Francisca Silva.

Cativantes e extremamente amorosas, entrevistei-as em 15/11/2018, oportunidade em que pude estreitar laços de amizade e respeito pela trajetória de vida e conquistas de ambas.

Apreciem as mini biografias e vídeo de nosso encontro.

SOLANGE MELO

Original de João Pessoa, Paraíba, casada, licenciada em Psicologia e Gestão, pós graduada em Gestão Empresarial, vive na cidade do Porto, há 14 anos.

Profissional da área de Recursos Humanos, trabalhou na Embratel até a sua privatização, quando mudou-se para Sorocaba/São Paulo, onde desempenhou a função de Gestora de Contas Empresariais, até a decisão de migrar para o país lusitano onde cursou e concluiu o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho.

Dentre as suas experiências profissionais destacam-se a Portugal Telecom, na área comercial, a Fundação Padre Luís , como Consultora e Psicóloga e como Formadora (treinadora no Brasil) Comportamental em diversas entidades.

Em Portugal, iniciou o seu trabalho na área social como voluntária numa associação de apoio a imigrantes brasileiros nas ações de gestão, acolhimento e formação, tendo sido também coordenadora do Projeto Reclusas, destinado a recuperar e socializar mulheres brasileiras e estrangeiras presas em Portugal. Atuou, também, como animadora social (dinamizadora de grupo) no projeto GEPE (Grupo de Entreajuda na Procura de Emprego) tutelado pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira).

Foi durante a experiência do voluntariado que conheceu a sua amiga Francisca Silva, onde partilhou interesses e valores comuns e iniciaram uma amizade profícua e sincera.

Dessa amizade surgiu a ideia de trabalharem juntas, aproveitando as competências técnicas e pessoais em benefício do projeto Brasil 360.

FRANCISCA SILVA

Original de Fortaleza, Ceará, casada, Turismóloga, com pós-graduação em Gestão Hoteleira e a terminar o Mestrado em Economia Social na Universidade Católica do Porto.

Vive no Porto há 9 anos, onde grande parte desse tempo tem sido dedicado a aprendizagem e na aquisição de novos conhecimentos. Algumas das experiências profissionais estão na área de turismo e no estágio realizado na Câmara Municipal do Porto na área de Protocolo e Relações Internacionais.

Após conhecer a área social, decidiu se candidatar ao Mestrado em Economia Social e foi nesse contexto que integrou uma associação de apoio ao imigrante brasileiro, numa primeira fase como voluntária e depois como parte da direção. No trabalho voluntário desenvolvido na associação esteve presente em vários projetos, sendo o mais relevante o projeto do IPAV (Instituto Padre António Vieira) chamado GEPE (grupo de entreajuda na procura de emprego) onde o trabalho desenvolvido passava por realizar atividades de análise de currículo, dinâmicas de grupo, simulação de entrevistas voltadas para a procura de emprego e autoestima.

Conheceu a grande amiga Solange Melo durante o trabalho que realizava na área social. Uma amizade que se formou espontaneamente devido aos seus perfis harmônicos, complementares, interesses comuns e na forma de estar na vida.

Foi nesse contexto de amizade, partilha diária e na vivência do trabalho como voluntárias que fundaram a Brasil 360, com o apoio e a orientação do seu marido, Paulo Rios (advogado, político e consultor).

Quem faz a Brasil 360

Em 2017, a Brasil 360 começou a dar os primeiros passos, mas foi em 2018 que o projeto avançou.

Hoje, a equipe Brasil 360 é formada por 4 luso-brasileiras. Além da Francisca e da Solange integram-na a Sílvia Medeiros, licenciada em Turismo e Aline Souza de Mendonça, licenciada em Gestão de Recursos Humanos.

Aline Souza de Mendonça, Silvia Medeiros, Solange Melo, Karen Souza de Mendonça e Francisca Silva (da esq. para a dir.)

Possuidoras de muita experiência de vida em Portugal, Francisca, Solange, Aline e Sílvia, os eventos que organizam são mais do que negócios, pois colocam ao serviço as principais características dos brasileiros (simpatia, criatividade, solidariedade, otimismo e flexibilidade) para estabelecer um ambiente descontraído, propício a criar laços, mantendo um elevado nível de profissionalismo.

ALGUNS EVENTOS REALIZADOS PELA BRASIL 360

Desde sua fundação, a Brasil 360 organiza e constrói palestras, workshops e encontros de alto desempenho, a exemplo dos relacionados abaixo.

Pude conferir a excelência dos trabalhos da Brasil 360 por ocasião do encontro O Poder da Colaboração, realizado em 10/11/2018, do qual fiz parte. Referido evento criado por Izabella Ceccato, em São Paulo, Brasil, por mais de três anos tem criado conexões sinérgicas a favor da nova economia e do empreendedorismo, a inspirar as parcerias da Brasil 360 e o Projeto.Rad

Sucessos retumbantes e sucessivos compõem o portfólio da Brasil 360, empreendimento ímpar ao alcance de brasileiros que vivem em Portugal.

Brasuca em terra lusa

Brasuca em terra lusa (fotos da página no Facebook da Brasil 360)

Conheça-se, ame-se, cuide-se!

Conheça-se, ame-se, cuide-se! (foto da página no Facebook da Brasil 360)

 

O Poder da Colaboração (fotos da página no Facebook da Brasil 360)

O Poder da Colaboração

O Poder da Colaboração (foto da página no Facebook da Brasil 360)

Viver e Investir em Portugal: quando, como e onde?

Viver e Investir em Portugal: quando, como e onde? (foto da página no Facebook da Brasil 360)

INFORMAÇÕES E CONTATOS DA BRASIL 360

Brasileiros de todas as idades, com a intenção de viverem e/ou melhorarem suas vidas em terras lusitanas podem entrar em contato com a equipe da Brasil 360 através dos seus canais de comunicação abaixo mencionados, pois certamente receberão eficientes e dedicadas orientações.

Facebook:  https://www.facebook.com/Brasil360.pt/

Instagram: Brasil360.pt 

E-mail: info@brasil360.pt

Espero que apreciem meu relato e comentem. Obrigada!

Silvia Triboni

Across Seven Seas