BIKE COMPARTILHADA – COISAS DA AUSTRALIA

Sempre tem uma novidade por aqui. Desta vez, em abril de 2018, foram as bicicletas espalhadas por todos os caminhos que percorri.

Quando fiz a trilha entre as praias Bondi a Coogee não entendi a razão daquelas bikes novinhas largadas em qualquer lugar e sem qualquer tipo de proteção. Logo pensei que se fosse no Brasil não teriam ficado ali soltinhas nem por um minuto. Algum ladrãozinho logo a tomaria.

Bike para usar

Fiz este caminho várias vezes e vi que as bike permaneciam ali, no mesmo lugar. Como assim? Toca pesquisar na internet e lá encontro a resposta. No Santo Google entendi o novo sistema de transporte de Sydney: o Dockless Bike Share.

O Dockless Bike Share é um novo modelo de negócios que permite às pessoas acessarem uma frota de bicicletas por meio de um aplicativo de smartphone.  As bicicletas podem ser usadas para viagens de ida ou volta e não precisam ser devolvidas em uma estação.  

Dockless. Foto autoral.

Em dezembro de 2017, a cidade de Sydney elaborou diretrizes de compartilhamento de bicicletas em 6 distritos, incluindo o de Waverley e Randwick que abrangem os bairros de Coogee e Bondi onde eu as vi.

As empresas operadoras deste modelo de negócio devem informar seus clientes sobre o correto estacionamento de bicicletas e condução responsável, devendo obedecer às regras locais de trânsito, quanto à segurança de cidadãos e usuários.

Atualmente há 4 empresas operando este sistema de compartilhamento:

Reddy Go 

oBike  

Ofo  

Mobike 

Pegue uma bicicleta em qualquer lugar. estacione uma bicicleta em qualquer lugar. Com o compartilhamento de bicicletas sem estações, você pode viajar onde quiser. Tudo o que você precisa fazer é estacionar sua bicicleta em uma área segura e de fácil acesso.

COMO PEGAR A SUA BIKE:

1 – Cadastre-se e siga as regras de pré-pagamento do serviço;

2 – Ao encontrar uma bicicleta, abra o aplicativo correspondente à empresa operadora do serviço.

3 – Toque no botão “desbloquear” e escaneie o código QR da bicicleta para desbloqueá-lo automaticamente. estacionar ou bloquear.

Bike compartilhável

4 – No seu destino, basta estacionar com segurança em uma área de estacionamento preferencial ou em uma área que permita o estacionamento de bicicletas e bloqueie manualmente a bicicleta para encerrar sua viagem automaticamente. 

Fácil, não?!